fbpx

Estudo de caso tecnologia LoRa

Sobre a Pizza Hut

 A Pizza Hut é a maior cadeia de pizzarias do mundo, com quase 15 mil restaurantes e quiosques e está presente em mais de 130 países.

A empresa foi fundada em junho de 1958 por dois estudantes universitários os irmãos Dan e Frank Carney, nos EUA.

O problema:

Apesar de ser uma empresa com presença global e dispor de várias tecnologias A Pizza Hut de Brasília passava por dificuldades em monitorar os alimentos uma vez que apesar de existir diversos sensores no mercado a transmissão dos dados por meios tradicionais era impossível via WIFI e GSM.

Parte do estoque perecível das Lojas fica em uma câmara fria resfriada, e por ser um ambiente muito fechado transmitir os dados dos sensores tornava o desafio muito complexo.

“Por não conseguir coletar os dados dos sensores da câmara fria, tivemos um prejuízo de 30 mil reais em um fim de semana que acabou a energia e os alimentos estragaram”. André Gustavo Costa (Franqueado das Unidades de Brasília da Pizza Hut)

“O Primeiro passo foi pesquisar soluções de mercado que pudessem me auxiliar a resolver o problema da câmara fria e sempre que chegavam soluções baseadas em wifi a frustração era grande, pois o medo de tomar novos prejuízos era grande. Dessa forma, pesquisamos uma forma de transmitir dados em ambientes ruidosos e achamos essa a solução da Nestin, afirma Costa.”

O Próximo passo foi comprar um sensor de mercado e conectá-lo ao módulo Easy Connect e em segundos os dados estavam na minha tela.

Nestin Dashboard

Conforme os dados foram chegando à nossa tela, nossa equipe de TI, foi trabalhando para automatizar a temperatura dos equipamentos e assim passamos a economizar energia. Mesmo não sendo uma empresa de aplicações de internet das coisas, conseguimos de forma bem simples receber os dados gerados por um hardware através da parceria com a Nestin.

Resultados

Com pouco mais de três meses de operação, percebemos que no período noturno aonde a energia era mais cara, poderíamos diminuir a temperatura das câmaras frias, e assim obtivemos uma economia de 17% no consumo de energia.

 

 

 

Orlan Almeida

Paixão pela área de Internet das Coisas. Engenheiro de Telecomunicações, com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções de IoT com as tecnologias LORA, SIGFOX, GSM, RFID, BLUETOOTH, ISM, GPS e etc. Experiência de mais de 10 anos com gestão de projetos de tecnologia e de equipes multidisciplinares. Consultor para homologação de produtos junto à Anatel e outros órgãos reguladores. Especialista em pesquisa de opinião, tratamento de dados e análise estatística (+ de 15 anos atuando na área). Empreendedor com primeiro exit em 2012. Entusiasta e apoiador do ecossistema de startups em geral, ministrando palestras, mentorias e consultorias no ambiente de inovação.