Orlan Almeida

Olá! Meu nome é Orlan Almeida. Sou Engenheiro Elétrico (com foco em Telecomunicações), natural de Brasília-DF e, desde cedo, sempre gostei de saber como as coisas funcionam. Lembro de uma pegadinha que fizeram com um amigo na infância, quando cobriram o led do controle remoto da TV com uma fita isolante e o mesmo parou de funcionar. O fato é que aquele garoto não tinha a menor ideia que, quando acionamos algum comando no controle da TV, são enviados pulsos de luz codificados para o aparelho. Por essa luz ser invisível aos olhos humanos, tudo isso parecia “mágica” –  e foi por essa mágica que me encantei.

Como sempre fui fascinado por comunicação sem fio, foquei boa parte dos meus estudos na área de rádio frequência e protocolos de comunicação sem fio. Nos últimos dez anos, estudei tudo que encontrei sobre tecnologias como RFID, ZIGBEE, SIGFOX, BLE, Wi-Fi e LORA. Especializei-me muito em projetos eletrônicos, design de PCB’S e antenas. E, ao longo dos anos, ajudei várias empresas a lançarem seus produtos, normatizando seus projetos para a homologação segundo as normas nacionais e internacionais de segurança e confiabilidade.

Hoje, atuo mais com a coordenação de equipes e de projetos multidisciplinares (descobri que sou bom nisso rs!!!), fazendo a sinergia perfeita entre ótimas cabeças e a simplificação de processos e custos, tornando possíveis muitas soluções que antes pareciam inviáveis. Sou um grande entusiasta e apoiador do ecossistema de Startups!  Por isso, já auxiliei várias delas em fase de ideação, também ministrando palestras, mentorias e consultorias na área de inovação em geral.

Dentre os projetos marcantes que me envolvi, gosto de falar da tornozeleira eletrônica para presidiários. Um projeto complexo, que me rendeu belos desafios no campo da eletrônica e da mecânica, além de ter me lançado no meio empreendedor. Em 2012 vendemos essa empresa e passei a me dedicar a consultorias e, também, a uma empresa de projetos que fundei junto com um sócio na Inglaterra (com a qual atuo até hoje). Nesse meio tempo, meu pai teve um acidente doméstico e resolvi adaptar um dos projetos que estávamos trabalhando para ele. Foi então que surgiu a Click Help, uma Startup com um serviço de emergência para idosos: através de um microtelefone celular, do tamanho de um chaveiro, acionado por apenas um botão, o idoso poderia pedir ajuda de forma simples e falar com seu familiar na hora da emergência. Outra coisa legal que implementamos foi um sensor de quedas automático, capaz de enviar um alerta aos familiares caso o idoso sofresse algum acidente doméstico, muito comum nessa fase da vida.

Depois de trabalhar nesse e em outros projetos voltados para as pessoas (como um despertador para surdos), formatei minha verdadeira percepção sobre o que significa ser um profissional de tecnologia. Tecnologia passou a ser, para mim, uma ferramenta com um poder extraordinário de mudar a vida das pessoas!

Sempre conto o caso de uma ligação de um cliente da Click Help (nossa Startup com serviços para idosos) informando que sua mãe havia falecido, mas agradecendo porque durante uma queda na madrugada, nosso produto enviou um alerta para os familiares que puderam socorrê-la e prolongar sua vida por mais algumas semanas. Foi aqui que confirmei minha verdadeira missão, que é impactar o maior número de pessoas positivamente, com o uso da tecnologia. E foi exatamente isso que me levou a criar esse blog.

Então: se você precisar de ajuda para tirar um projeto do papel, quiser entrar no universo prático da internet das coisas, cidades inteligentes e conhecer soluções tecnológicas que vão ajudar você e sua empresa, você está no lugar certo. Entre em contato comigo que terei prazer em te ajudar.

Orlan S. Almeida.