Tecnologia assistiva para a terceira idade usando Iot

Nos últimos anos, a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado. De acordo com IBGE o número de pessoas acima de 65 anos deve quadruplicar até 2060 e com isso, cresce a necessidade de cuidados e suporte com a terceira idade, parcela representativa da população.

Hoje, muitos idosos vivem sozinhos e isso representa uma grande necessidade de independência na terceira idade. No entanto, essa independência demanda cuidados especiais e monitoramento, principalmente em questões relativas à saúde. Nesse contexto que a tecnologia assistiva é útil: um arsenal de serviços e recursos tecnológicos usados para contribuir com habilidades funcionais, dar suporte, oferecer autonomia e cuidados especiais para a terceira idade.

No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) – Secretaria Especial dos Direitos Humanos – Presidência da República).

Falar de tecnologia e melhor idade não é algo muito simples, pois a tecnologia deve ser desenvolvida cuidadosamente para esse público, levando em consideração aspectos como o design, a praticidade e a simplicidade em manusear o produto. Há algum tempo, eu vi meu pai idoso sofrer um acidente doméstico e ficar imobilizado pela queda e não conseguir pedir ajuda de imediato. Isso reforçou a ideia de que essa importante parcela da população precisa de soluções desenhadas especificamente para ela, sem adaptações ou tentativas de inserção do idoso numa realidade tecnológica que não faz parte do seu mundo.

Assim nasceu a Click Help, que criou uma solução ligada à Internet das Coisas, para melhorar a qualidade de vida da terceira idade. A solução IoT, que recebeu o mesmo nome da startup, tem ajudado inúmeras pessoas pelo Brasil a cuidar de seus parentes idosos, sem abrir mão de suas atividades do dia a dia.

O Click Help é um serviço completo de monitoramento de idosos. É composto por um botão de emergência que possui acesso à rede celular e uma central de monitoramento que fica 24 horas monitorando qualquer emergência detectada pelo dispositivo. Menor e muito mais leve que um celular convencional, o Click Help foi desenvolvido para ficar o tempo todo com o idoso, se integrando de maneira natural às suas atividades. Com um clique no botão de emergência, uma mensagem SMS é enviada para o dispositivo móvel das pessoas cadastradas e o grande diferencial é que o pequeno dispositivo (do tamanho de um chaveiro) também é um telefone, ou seja: você pode ligar direto para o Click help da pessoa que está numa emergência e conversar com ela, sem necessitar de um celular convencional por perto. Dessa forma, o cuidador, por exemplo, consegue ser muito mais ágil e assertivo em uma possível emergência.

Ricardo Simon, VP da Telit para a América Latina (multinacional parceira da Click Help), ressalta que o Click Help também é programado para detectar quedas involuntárias. “Por meio de um sensor interno, o dispositivo acompanha o movimento da pessoa e consegue identificar uma possível queda, sem a necessidade de se apertar o botão de emergência. A tecnologia é completa e pode ser utilizada em qualquer lugar do mundo”.

O serviço pode ser contratado diretamente no website da Click Help (www.clickhelp.com.br) e já inclui na contratação o pequeno device com sensor de quedas, o serviço de telefonia utilizado pelo produto (dois chips de celular pagos pela própria Click Help) e uma central de monitoramento 24 horas, capaz de receber os alertas gerados e avisar os familiares em qualquer lugar do Brasil.

A Click Help nasceu comprometida com a missão de auxiliar as milhares de pessoas que passam por emergência com idosos todos os dias. Um serviço criado para que os familiares possam continuar cuidando de quem amam, mesmo estando distantes, pois se algo de errado acontecer serão acionados para tomar as devidas providências, um anjo da guarda cuidando de quem cuidou de você 24 horas por dia. Acesse www.clickhelp.com.br/ e conheça um pouco mais sobre essa solução.

Orlan Almeida

Paixão pela área de Internet das Coisas. Engenheiro de Telecomunicações, com 10 anos de experiência em desenvolvimento de soluções de IoT com as tecnologias LORA, SIGFOX, GSM, RFID, BLUETOOTH, ISM, GPS e etc. Experiência de mais de 10 anos com gestão de projetos de tecnologia e de equipes multidisciplinares. Consultor para homologação de produtos junto à Anatel e outros órgãos reguladores. Especialista em pesquisa de opinião, tratamento de dados e análise estatística (+ de 15 anos atuando na área). Empreendedor com primeiro exit em 2012. Entusiasta e apoiador do ecossistema de startups em geral, ministrando palestras, mentorias e consultorias no ambiente de inovação.